Nem todo mundo conhece essa belezura de shoot 'em up que é a série Darius , então eu me sinto na obrigação de o fazer. Eu sei que shmups são considerados DIFÍCEIS PRA CARALHO por jogadores atuais, mas essa é uma das razões de eu gostar deles. Apesar de uma minoria dos shmups serem uma merda. Só por puro preconceito, odeio a combinação garotinhas de animê e shmups (cof cof touhou). Shmups são abundantes em qualquer plataforma por serem relativamente mais fáceis de fazer do que outros gêneros, mas tem alguns que tomam proveito disso e fazem o joguinho totalmente sem esforço e ainda tem uma legião de fãs lambendo o seu saco. Darius Twin não é um desses jogos.
Pra começar, o controle é que nem qualquer outro Darius que eu já tenha jogado, simples e confortável. Eu uso meu arcade stick em shmups sempre que possível, mas acho que dá pra sentir bem o controle mesmo com um daqueles controles desconfortáveis dos Xboxes ou um teclado. A tela durante a fase se move regularmente para a direita, em algumas fases ela inclusive se move para baixo ou para cima, ainda indo pra direita.
Os gráficos são lindos, não usam o poder total do SNES mas ainda são lindos. Cada fase tem um background diferente, alguns são até bem simplísticos.
Os inimigos são naves, é claro. Alguns te deixam tão puto que podem até de dar game over. Sim, esse joguinho não tem continues. A fórmula é a mesma da maioria dos side-scrollers: a memorização e os reflexos. São 7 fases ao todo num único playthrough.
Tu pode escolher rotas e planetas diferentes, uma tradição dos Darius. |
E eu ainda nem mencionei a música. As músicas são supremas, todas feitas pela banda da Taito: Zuntata. Acho que vocês ao menos devem ter ouvido pelo menos uma música de algum Darius.
Cada música atende ao ambiente da fase perfeitamente, perfeitas pra voar pelo espaço.
Fiquem na escola.
"Eu humildemente acredito que a transcedência espiritual e mental possa ser alcançada com shmups"
ResponderExcluirGostei :)
E de certa forma concordo!