terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jojo no Kimyou na Bouken (Super Famicom)


Esse daqui é um joguinho bem obscuro e peculiar, baseado na terceira saga de Jojo's Bizarre Adventure: a Stardust Crusaders. Recentemente traduzido pro fãs do japonês pro inglês. Eu, como um fã de Jojo's Bizarre Adventure, tive que jogar isso. É diferente dos outros jogos da série, que sempre eram de luta. Eu sempre achei injusto pela parte três ter muito mais mídia que as outras, mas eu consigo entender por que as pessoas a consideram a melhor saga, sendo ela a com os melhores personagens e eventos.

Acho melhor eu escrever sobre o enredo, então vai lá: Um dia, Kujo Jotaro, neto nipo-americano-ítalo-inglês de Joseph Joestar, descobre que tem um 'espírito maligno' que o segue e o protege, assim ele faz ele mesmo ser preso por achar que ele está possuído pelo tal espírito maligno, a mãe dele, Holy, diz a Joseph que Jotaro está preso por pura vontade, pois a polícia diz que ele pode sair, mas insiste em ficar. Joseph então vai ao Japão com seu amigo, Mohammed Avdol, e eles dois vão ver Jotaro na prisão. Aí o jogo conta o resto, mas  excluindo algumas partes e alguns personagens.

O joguinho é um JRPG normal, com lutas por turno, stats, níveis de personagem, lutas do nada, itens, itens equipáveis, e essas coisas. Uma das coisas que difere dos outros JRPGs que eu já vi ou joguei é que a jogabilidade fora das batalhas é estilo sidescroller, e única porção que se pode ver o cenário é esse meio da tela na imagem, é bem claustrofóbico de começo, mas depois tu se acostuma. Como se pode ver, na party tem os personagens da saga: Jotaro, Joseph, Avdol, Kakyoin, Polnareff e Iggy, que entram na party sepradamente após certos eventos no jogo. O tradutor alega que o jogo trava do nada se tu for no menu de stats, e que isso acontece no jogo mesmo, não é culpa dele.

Silver Chariot, stand do Polnareff.

As lutas também são um pouco diferentes, tem essa opções acima, 'Attack' é pro personagem atacar com o seu stand (o 'espírito maligno'), 'Talk' parece inútil à primeira vista, mas essa opção faz o personagem soltar uma frase de efeito que atinge o MP do inimigo escolhido, quanto menos MP o personagem tem, menos as frases de efeito tem efeito, e, quando o MP de um personagem ou inimigo chega em 0, o personagem não pode mais lutar, a mesma coisa com HP, como esperado. 'Item' é óbvio - é pra usar um item na batalha. E 'Check' é pro personagem parar e avaliar a situação, e então, o personagem eventualmente tem uma ideia que favoreça a tal. Alguns inimigos só podem ser derrotados com o 'Check" mesmo.

fodo gozo

É realmente legal de se jogar, mesmo tendo alguns defeitos. Ter um RPG com os personagens da Stardust Crusaders foi realmente uma boa ideia. A música é bem humilde, mas que dá uma atmosfera legal ao joguinho. Os cenários não são bem detalhados, mas os personagens são.

Recomendo se tu gostar da série ou se gostar de JRPGs.
Fiquem na escola.
Agradeço ao grupo Aeon Genesis, por traduzir este joguinho-game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário