domingo, 11 de agosto de 2013

Megaman X5 (Rockman X5) - PS1


Eu disse que Digimon World 3 era meu preferido, mas realmente é difícil de decidir entre esses dois grandes jogos. Aqui vai: Rockman X5. Lançado pela Capcom em 2001 para Playstation e teve um re-lançamento na coletânia Megaman X Collection (a qual eu possuo), sendo o quinto jogo da série e também "era" para ser o último, já que Zero morre, X obtem o Z-Saber de Zero e Sigma provavelmente já teria sido morto de uma vez por todas. E então daria partido a série Megaman Zero, mas acabaram criando Megaman X6 e o enredo acabou mudando.

 Se passa algum tempo após Megaman X4 com a volta de Sigma e seus planos para destruir os Maverick Hunters. Sigma agora estuda sobre Zero, um dos personagens principais, que foi supostamente criado pelo Dr. Wily, o chefão da série clássica, com o intuito de destruir (ou dominar) o mundo e ser o robô mais forte de todos (e ele é). Sigma sabendo disso elabora seu plano para destruir os Maverick Hunters e fazer com que Zero atinja sua forma suprema e se vire contra X e contra sua base. 

Agora X e Zero tem um novo inimigo e aliados novos, sendo os aliados novos: Douglas, um especialista em tecnologia e um ótimo engenheiro; Alia, a navegadora de suporte de X e Zero; Signas, o comandante da base; Lifesaver, o médico da base. E como inimigo que aparece em dois momentos de sua aventura para lhe tirar o tempo e que nunca (nunca mesmo) morre, Dynamo. O plano de Sigma está envolvido junto com Dynamo, e por vez Sigma cria a Eurasia para entrar em colisão com a Terra e espalhar o Sigma Virus (esse vírus tem semelhanças, ou vínculos com o Vírus da série clássica, aquele que em Megaman 8 até Megaman acaba pegando no final e Duo o salva, e o Roboenza), e esse vírus também pode fazer de Zero a Final Weapon para conquistar o mundo e destruir os Maverick Hunters, e até destruir X.


Como em todas as séries, existe 8 novos mavericks destinados a contribuir e atrapalhar X e Zero enquanto dura o processo de 16 horas para a Eurasia e a Terra colidirem. Eles contribuem pois eles possuem os upgrades para o Canhão de Laser (é antigo porém com os upgrades certos ele pode funcionar) e para o Space Shuttle (que também precisa de upgrades para poder destruir completamente a Eurasia, Zero pilota essa nave já que o sistema de piloto automático não está funcionando), e atrapalham pois sua fases contam 1 hora do seu tempo (de 16 horas). Eu sinceramente acho que Rockman X5 teve os bosses mais bem feitos de todos, o desenho deles é perfeito e se destaca Matrix por ser o chefão mais bonito da série X. Se em 2D já é bonito imagine ele em 3D, ficaria ótimo também. Em segundo lugar coloco o chefão mais traiçoeiro, The Skiver, foi muito bem feito. Traiçoeiro porquê o cenário da batalha com ele tem dois buracos em cada ponta e os seus ataques o empurram para bem longe, facilitando sua queda, além de seus movimentos serem bastante imprevisíveis pois ele pode voar em qualquer direção, até por baixo ele pode chegar.

 Havia relatos de que a Repliforce (a base aérea que acaba ficando contra X e Zero em MMX4) tinha sido exterminada e nenhum de seus membros havia restado, mas The Skiver possui o símbolo da Repliforce em si, e não é só esse relato que comprova que a Repliforce não deixou de existir, enquanto eu jogava eu Megaman Zero na fase da Leviathan, um dos submarinos gigantes que havia ali também carregava o símbolo da Repliforce, bem estranho já que a Repliforce é uma base aérea.

Falando um pouco agora sobre meus conceitos, eu basicamente só jogo  com Zero, ele tem uma baixa defesa porém tem um ataque muito forte, ele é o robô mais forte de todos e simplesmente não precisa de armaduras ou upgrades, diferente de X. Sua história é a mais bonita e seu espírito é o mais resistente. Mas eu também gosto bastante dele pelo fato de ser o mais difícil de se jogar, torna o jogo mais desafiante. Eu zerava o jogo em média com 5 horas na minha infância, hoje fui jogar Rockman X5 (reparei que é bem melhor que a versão americana, porquê tem as vozes dos chefões, a voz original de Zero e X, o menu principal e o menu do start são bem melhores, e eu reparei que os chefões recebem menos dano, que torna mais difícil) e zerei com 54 minutos.



Como no antigo jogo, dá para pegar a Ultimate Armor e Black Zero por código mas torna o jogo muito fácil, o bom mesmo é pegar originalmente na fase Sigma 3 (ou Vírus 3) descendo por um buraco onde tem um transportador apontando pra cima sem se mexer, só é descer e deslizar para a direita. Incrivelmente Dr.Light consegue criar um upgrade para Zero. Como? Creio que só o criador sabe, mas Zero foi criado pelo Dr.Wily e provavelmente Dr.Light deveria saber do projeto Zero, e também fez X que é provavelmente um protótipo de Megaman, com o intuito de ser o salvador da humanidade no futuro, contra Zero ou não... . Zero é bastante arrogante e nunca gostou de melhoras em seu corpo, mas acaba cedendo para ficar na forma Black Zero que dispõe de mais dano, mais resistência e com a opção de eliminar o Zero e o Sigma Vírus com seu Z-Saber.

Eu creio que todos os que jogaram Megaman X3 e X4 saberiam que uma hora ou outra X e Zero iriam lutar até a morte, ou melhor, que Zero iria morrer pois no final de MMX3 e MMX4 começa os comentários sobre o que estava havendo e em ambos os jogos foi dito que o caminho de X e Zero iria se cruzar, e que X um dia teria que matar Zero para o bem da humanidade (faz sentido já que Zero foi criado para dominar o mundo, mas por algum motivo o plano de Wily deu errado e Zero vira o melhor amigo de X). Eles não se matam mas Sigma acaba conseguindo mais uma brecha para o seu plano, ele consegue matar Zero.



No final verdadeiro zerando com X, aparece Dr.Light curando X (será um holograma ou Dr.Light ainda está vivo?) e dizendo que aquela ainda não era a hora dele, X volta a base (como? Dr.Light o levou?) e com o Z-Sabre de seu amigo. Já zerando com Zero, aparece toda a sua história, sua luta com Sigma, Iris sua companheira em Megaman X4 que ele mesmo a mata para o bem dele e de outros, a sua criação e seu pesadelo constante com seu criador Dr. Wily (porém ele não sabe quem é) e sua morte. Realmente bastante triste, mas por algum motivo Zero volta em Megaman X6, após X derrotar Nightmare Zero ou caso X não matar Nightmare Zero, no final do jogo sem pegar Zero, ele reaparece vivo, falando com X mas sem se mostrar e X fica até confuso e acha que é tudo fruto da sua imaginação.

Algo muito interessante e bastante perceptível é que alguns Mavericks já foram Maverick Hunters e até são muito amigos de X e Zero, mas estão dominados pelo Sigma Vírus e são obrigados a lutarem e morrerem pelo seu novo chefe.

O estranho é que em Megaman X6 zerando com Zero, ele simplesmente vai para uma máquina de hibernação e decide ficar lá por muito muito tempo, o que seria apropriado para começar com Megaman Zero. Mas veio Megaman X7 que acaba interrompendo a hibernação de Zero (era uma emergência) e Megaman X8 para encerrar a história de Sigma (finalmente Sigma morre de verdade). Os único jogos da série Megaman X que ainda não zerei foi MegaMan X2 e MegaMan X7. MegamanMan X2 porquê é muito difícil e MegaMan X7 porquê não consegui  o jogo. Ainda há muitas curiosidades sobre Rockman. Enjoy e Fiquem na escola.





Um comentário: