domingo, 4 de agosto de 2013

Castlevania: Harmony of Dissonance (Akumajou Dracula: Concerto of the Midnight Sun)


Vamos falar desse ótimo jogo de GBA, e o que o nosso amigo Zsenrude não gosta, irá ser um post um pouco longo, mas vamos ao jogo. Foi o segundo Castlevania lançado para o console, sucedendo Castlevania: Circle of the Moon. O jogo tem como personagem principal o caçador de vampiros Juste Belmont, que por sua vez foi o herdeiro escolhido para carregar a poderosa Vampire Killer.

 O jogo começa após o desaparecimento de Maxim (melhor amigo de Juste) que ficou indignado por não ter sido o herdeiro da Vampire Killer, e já se fazia dois anos após o incidente. Então Maxim reaparece muito machucado e dizendo a Juste que Lydie (amiga de infância de ambos) foi raptada, e disse a Juste que precisa de sua ajuda para achá-la. Mas Maxim tem vagas memória de onde era o local, e quando chegam ao suposto local, se dão com um castelo que não havia ali antes, o famoso Castelo da Transilvânia. E assim começa a aventura de Juste em busca de sua amiga Lydie.

 O castelo é bastante grande, e são 200% de pura aventura e história para ser descoberta, então não pense que vai ser um jogo curto e fácil, os monstros podem ti surpreender de um cenário a outro, fique esperto e fique cada vez mais forte sempre que puder.


Juste é o neto de Simon Belmont e descendente da feiticeira Sypha Belnades, uma das protagonistas de Castlevania III: Dracula's Curse. O jogo se passa 50 anos depois de Castlevania II: Simon's Quest. Simon derrota Drácula, mas suas relíquias continuaram a existir e Maxim possui essas relíquias, e ele (Maxim) acaba sendo amaldiçoado com o espírito de Drácula em seu corpo também, agora agindo mentes diferentes e que pode acabar se tornando algo muito perigoso, já que ora sim ora não as mentes "trocam". Em vários momentos da aventura de Juste ele vê seu amigo falando estranhamente, devido ao fato de Maxim estar possuído pelo espírito de Drácula.

 Agora voltando um pouco ao assunto de rivalidade entre CotM (Castlevania: Circle of the Moon) e HoD (Castlevania: Harmony of Dissonance), sendo que eu prefiro HoD e Zsenrude CotM. Eu irei defender agora HoD por gostar muito desse jogo, e também falar bem de Cotm, apesar de eu não gostar. HoD teve algumas mudanças em relação ao seu antecessor (CotM), sendo uma delas a parte gráfica dos cenários, sendo muito melhor e mais bonita que a de CotM. Mas controvérsia, para abusar de gráficos muito bons, o jogo teve que sacrificar algo muito bom, o som. O som e a trilha sonora de HoD não é considerada uma das melhores e a qualidade é rebaixada ao nível de jogos de NES. Outro contra de HoD é o sprite de Juste, que ficou terrível, mas os movimentos dele acabam que tornar isso quase não-perceptível. CotM por sua vez teve gráficos bons e sons ótimos, em compensação os cenários eram muito escuros e feios, algo que mudou em HoD. E apesar de cenários mais claros em HoD, o jogo não perdeu seu lado obscuro de Castlevania.


O castelo de HoD tem dois lados, ambos com auras e monstros diferentes. Isso devido ao fato de Maxim estar possuído por Drácula, que fez com que cada mente tivesse o seu lado do Castelo. É válido lembrar que o jogo é bastante parecido com Sotn (Castlevania: Symphony of The Night), pelo sistema de dois castelos iguais mas com aspectos diferentes.

 Outro fator clássico é o estilo Metroidvania, explorar o castelo ao máximo, conseguir todas as relíquias e itens, e também em HoD, pegar os queridos Spellbooks que são 5 ao todo, eles auxiliam no poder da sua Sub-Weapon, fazendo uma grande variedade de magias. Juste também evolui, assim como Alucard em Sotn e também não é só essa característica em comun, em Sotn é possível controlar Richter (na versão americana) e Maria (na versão japonesa, lançada somente para o Sega Saturn), em HoD você também pode jogar com Maxim, ele tem sua características próprias, sendo uma das mais úteis a do pulo triplo.

 O jogo tem 3 finais, sendo dois ruins e falsos, e o outro bom e verdadeiro final, matando Drácula mais uma vez. E está ai, um ótimo título de GBA e ótimo clássico de Castlevania. Enjoy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário