domingo, 3 de dezembro de 2017

James Cameron's Avatar: The Game (PC)

Have you heard that? I'm back.

Já tem um bom tempo que quero falar deste jogo maravilho de mundo semi-aberto. Ele fez parte da minha infância pois era um dos jogos que eu prometi zerar quando tivesse um computador com um melhor desempenho. Bem o tempo passou e não mudou muita coisas mas fiz como o prometido. Indo direto ao ponto senhores, Avatar: The Game é um jogo lançado para PC, PS3, Xbox 360, Wii, DS e PsP. Por incrível que pareça todos estes consoles usam a mesma tecnologia usada no filme: Stereoscopic 3D. O jogo alcançou quase 3 milhões de cópias vendidas, o que é bastante para um jogo solo totalmente novo.


Menu


Onde se pega a primeira missão.
Dando uma volta no Quartel depois de muito tempo.




Local de início mas neste caso eu já tinha progresso no jogo.

Tanto o filme quanto o jogo me surpreenderam bastante, é um universo totalmente novo e extremamente rico. Ambos trouxeram uma raça nova (os Navi's), uma cultura nova, diversas tribos, animais nunca vistos, um planeta mágico quase como fantasia, uma linguagem totalmente única, ação mixada com aventura de forma harmônica, drama e um enredo muito vasto.


Running from my enemy.

Tudo se passa em 2154 d.C quando um Grupo chamado R.D.A. decide ir explorar Pandora em busca de minérios para venda. Logo de começo você pode escolher entre vários personagens (tem uma variedade bem ampla, mostrando a forma Humana e Na'vi). Mudar entre os personagens não muda o curso da história é apenas umas questão de preferência (cor, etnia, aspecto físico). Em seguida você faz uma série de missões obrigatórias até que chega o primeiro grande momento da história: Estar do lado dos Navi's ou da R.D.A.


Quem você atirar/matar define sua Facção. R.D.A ou Na'vi.

O jogo de fato começa aqui pois sua decisão é permanente principalmente no caso de escolher ser Na'vi (pois seu corpo humano é destruído e você não pode mudar sua posição depois). No final do jogo (caso você escolha ser da R.D.A. e voltar a ser humano) uma tribo Na'vi te pergunta se você quer mesmo seguir esse caminho, você pode optar ir para o lado dos Na'vi mas sem poder usar seu Avatar, continuar humano e se rebelar contra a R.D.A. e se aliar aos Na'vi. Seguindo a linha do filme o "correto" seria desde o começo decidir ser Na'vi, mas isso é opção própria. Eu concluí o jogo pela primeira vez decidindo ser R.D.A e depois mudando para aliar os Na'vi na guerra final e não me arrependi, a jogabilidade como Humano é extremamente desafiadora pois o Humano é frágil e a natureza de Pandora constantemente o ataca.

Olha esses gráficos... Absurdo!

Uma curiosidade antes de prosseguir: O jogo salva o progresso no momento em que você precisa fazer sua decisão então você pode ter 2 Saves tranquilamente como Humano e como Na'vi. Porém em cada Save a decisão é permanente, a flexibilidade está apenas no ato da decisão. Então chegamos de fato às missões importantes, o objetivo é claro para quem decidir ser R.D.A.: Conquistar territórios, matar quantos Na'vi forem necessários para poder encontrar a Árvore das Almas que é onde se acredita ter a maior quantidade de minério. Quanto para os Na'vi o objetivo é como no filme, destruir os esquemas da R.D.A., destruir construções e equipamentos pesados que podem destruir em massa as tribos de Pandora.


Showoff!

Como eu disse no começo, Avatar é um mundo Semi-Aberto que se passa no estilo TPS (Third-Person Shooter) e conta com um sistema único de desenvolvimento e movimentação In-Game. Mas o diferencial de fato deste jogo está na grandiosidade e perfeição encontrada na Fauna, Flora e Civilizações. O jogo é totalmente organizado e conta com gráficos incríveis além de uma perspectiva única de dois lados que se opõe deixando o jogador ciente do que se passa nos dois mundos.


Little ride into hell.

Get lost in the jungle.

No decorrer do jogo o sistema de movimentação, uso de habilidades, equipamentos e até a própria biblioteca vão ficando cada vez mais claros. Você pode correr, pular, se esquivar, usar desde a Pistola até o Lança-Chamas com o Humano, já com os Na'vi você pode usar diversas armas letais feitas de osso e para a longa distância temos o Arco e a Besta. O jogo tem um sistema de Experiência e Nível, cada nível libera uma gama de coisas incluindo melhoria nas armas, armaduras, novas habilidades e melhoria na habilidades.


Essas criaturas voadoras podem ser usadas para voar no jogo.

Durante a jogatina você encontra diversos eventos que ocorreram no filme, momentos de ação frenética em que é necessário ser tático/estrategista e calmo para poder avançar. Muitas vezes os objetivos por mais que estejam bem claros são difíceis de ser completados caso haja falta de atenção. Se você decidir humano como eu fiz se prepare para uma história de massacre e submissão ao seu superior. O jogo conta com uma violência capaz de gerar reflexão no jogador ao longo da história pois diversas vezes é necessário realizar chacinas e matar covardemente Na'vis inocentes, inclusive antigos amigos seus... Talvez esse seja o ponto principal do jogo e por isso nos é dada uma opção de voltar a ser aliado dos Na'vi, para poder despertar desse terror causado pela R.D.A.


My baby-gun.

O jogo conta também com Mini-Games opcionais como um pequeno jogo de estratégia de conquista de territórios no estilo de jogos de tabuleiro com temática de guerra, em que cada um deve avançar tropas, etc. Fora isto o jogo segue uma linha inteira sem Missões Secundárias pegas em NPCs, o jogador está sempre realizando missões para avançar no jogo e não é necessário fazer nada fugindo do mesmo para completar o jogo. Porém há diversas conquistas a se fazer dentro do jogo, como concluir 100% do Mapa naquela área em questão, pegar todos as Cells espalhadas pelo mapas (Item necessário para conseguir munição e restaurar por completo a vida caso chegue a zero em batalha, caso você não tenha Cells suficientes você vai voltar ao Checkpoint mais próximo).


Some of the darkest areas in the games... few goosebumps playing in such places.

Comentando um pouco mais sobre o sistema de níveis um grande diferencial e fator essencial para progresso no jogo são as Habilidades adquiridas com o passar do tempo. Entre elas está atordoar inimigos, se manter invisível, restaurar a vida, correr mais rápido, chamar por suporte aéreo, chamas um Viperwolf aliado, etc. Este sistema de habilidades dá ao jogador uma diversa capacidade de mudar o estilo de jogo no meio de uma batalha mesmo, basta ir ao Menu e escolher suas Skills e suas Armas, não é necessário parar em momento algum.


Devil in my hands!

Algo que chama bastante atenção no jogo é a interação que Pandora tem com o jogador, no caso de escolher ser Humano a Flora de Pandora é extremamente agressiva e em diversos momentos do jogo é necessário disputar com a natureza para sobreviver. Há também as folhas, flores e árvores que não fazem mal algum mas que também tem uma interação específica inclusive com os Na'vi. O principal ponto de interação dos Na'vi está na Fauna pois essa raça pode fazer uma ligação única com os animais como montar neles, chamar para lutar ao seu lado e até mesmo voar.


Progresso atual do meu Na'vi.

É um jogo bastante longo, claro o universo dele é gigante e pode ser muito bem explorado. Zerei como Humano em 12h, de Na'vi estou com 10h e nem estou próximo do fim. Contando que há 3 finais diferentes e que concluir pela primeira vez é bastante complicado o jogo se torna bastante completo no termo entretenimento. O jogador está o tempo todo ocupado e nunca há um momento de pausa ou espera no jogo, é ação o tempo todo mesmo nos objetivos mais fáceis. Bem, o resto eu posso deixar com vocês. Eu recomendo bastante Avatar e garanto que não decepciona em momento algum. Zsenrude não curtiu mas ele precisa aprender a ser mais flexível quanto aos gostos hehehe.

-"As the Goddess of the Night, Primal of the Earth, the Darkness itself, I Nyx set you free from the Light"
Fiquem na Escola!

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