segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Yakuza 2 - Ryuu ga Gotoku 2 (龍が如く2)



E aí, caros amiguinhos? Eu também estou de volta!! Dessa vez com um post comemorativo, estamos comemorando o lançamento do remake desse joguinho no Japão: Ryuu ga Gotoku Kiwami 2! (Dia 7) Eu joguei a demo no PS4 do QG e o jogo está lindo, com um sistema de combate aprimorado em relação ao seu antecessor, Ryuu ga Gotoku 6 (Yakuza 6, que sai dia 20 de março de 2018 em inglês) e também um desempenho melhor. Por que estou usando dois nomes pra me referir à série? "Ryuu ga Gotoku" é o nome dos lançamentos da série no Japão, e "Yakuza" é o nome dos lançamentos fora da Ásia. Pensou que a Sega iria lançar um jogo chamado "Yakuza" no Japão? E "Ryuu ga Gotoku" significa "Como um dragão", fazendo alusão à tatuagem e nome de guerra do protagonista Kazuma Kiryu, "o dragão de Dojima". Então, paramos por aqui com as formalidades e IKUZO!

Eu conheci a série por meio da demo do Yakuza 3, lá por 2010, mas não me aprofundei até este ano de 2017. E como eu estou feliz por ter jogado os outros, mas especialmente este. O que vocês pensam quando leem o nome Yakuza? Que vai ser violento pra caralho? Pensou certo. O jogo é violento tanto no combate quanto na história.

Os embates são estilo porradaria, como um beat 'em up em 3D, envolvendo armas em certas ocasiões, e não são apenas armas de fogo que eu falo, na verdade, estas são a minoria, também há espadas, tonfas, socos ingleses,  bastões de beisebol, cadeiras, placas, paus de madeira, cones de trânsito, sofás, mesas e por aí vai. Basicamente qualquer objeto interativo no combate pode ser usado como arma, seja pelo tio Kiryu ou inimigos. E os inimigos são de grande variedade, tem os inimigos que te param na rua, normalmente membros de gangues pequenas e membros da yakuza que não sabem quem tu é e tentam "proteger o território".
Como este post é comemorativo e não tem como descrever UM jogo da série desse jeito, vou fazer uma pequena sinopse da história por trás deste: 2006, tio Kiryu se pega no meio de um conflito sangrento NOVAMENTE! Mas, dessa vez é contra a outra organização criminal do Japão, a Omi Alliance! Está nas mãos dele negociar um tratado de paz entre o Tojo Clan e a Omi Alliance! E não é apenas isso, tem conspiração demais nesse jogo, tanta conspiração e flashback que nem eu consigo explicar direito. É melhor assim, pois quero dar ênfase no combate e na exploração.
Resumo do enredo de todos os jogos da série em uma imagem. Ah, e depois dessa cena tu espanca todos esses caras.
Em comparação ao sistema de combate do primeiro joguinho, o desse tá bem melhor, bem melhor MESMO. Se quiser jogar o primeiro jogo, jogue o remake: Yakuza Kiwami. E não passe dor de cabeça por causa das lutas. Quadrado pra começar um ataque normal (Rush Combo) e apertar triângulo pra terminar esse Rush Combo (Finisher), que depende de quantas vezes tu apertou quadrado, pode até terminar Rush Combo com o círculo (Finishing Hold), que eu gosto bastante, mas leva um tempo pra pegar. R1 faz o tio Kiryu focar em um inimigo, L1 bloqueia golpes normais, R2 provoca o inimigo pra ganhar mais HEAT (como se fosse uma "barra de especial" do jogo), círculo agarra o inimigo ou pega algo do chão, X dá uma esquivada muito útil, que provavelmente tu vá usar mais que o L1, do qual é meu caso.
Tela normal de uma luta na rua.
Falando nas Heat Actions, elas são brutais, sangrentas e, na grande parte, letais na vida real. Dá pra socar a cara de um inimigo já no chão, quebrar algo pesado na cabeça dele, jogá-lo contra a parede e dar uma joelhada na cabeça, chutá-lo nas costelas, e por aí vai. Mas pra usar as Heat Actions, tem que estar em "Heat Mode" que é quando enche uma barra e uma aura azul emana do tio Kiryu, como se fosse o espírito de batalha dele. Usar de Heat Actions gasta Heat. E Heat se aumenta por bater no inimigo, provocá-lo ou tomar algo que restaure HEAT!
Os bosses têm apresentações fenomenais, seguidos de lutas bombásticas com QTEs (Quick-Time Events) e Super Finishers, que são Heat Actions mais poderosas. Tem até uma luta do tio Kiryu contra DOIS TIGRES.

FINISHING HOLD!!!!!!!!!!!!
Tio Majima, pronto pra porrada.
Soco na cara.

Bem, acho que já falei demais do combate, agora falarei da aventura que é explorar o joguinho. Ele se passa entre duas cidades, Tokyo e Osaka, distritos fictícios (mas baseados em reais) de Kamurocho e Sotenbori, respectivamente. E estes dois são recheados de diversão pra tudo que é lugar, é só ir a pé. Tem mini-games como: jogos de fliperama, jogos de cassino (blackjack é o meu favorito), jogos de azar tradicionais japoneses, brincar de ser um host, conversar com várias hostesses (que sai caro até demais), shogi, mahjong, golfe, um "batting center", massagem, o coliseu, caça-níqueis, e mais. Só não tem o karaokê ainda.

Cara de quem não foi escolhido pra ser DLC no Tekken 7
Sendo host. Queria ser um na vida real :(
ESSA É PRA VOCÊS!!!!!!!!!!!!
Além de mini-games, há também muitas sidequests, algumas bem engraçadas e outras um pouco sérias. Mas, como sempre digo, é melhor tu jogar pra ver. Esse joguinho dá garantia de centenas de horas jogadas no total. A trilha sonora é foda também.
Sotenbori, Osaka.
Kamurocho, Tokyo.

Fiquem na escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário